terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Brasil é um país democrático, certo?! Eu não acho...


               Se eu dissesse que o Brasil não é um país democrático alguém poderia me perguntar se estou louco ou se moro em outro país e não sei. Ora, é claro que nosso regime é democrático, mas apenas na TEORIA.

             Todos sabem que democracia é o regime ao qual o podo deve participar das decisões que envolvem o estado como um todo, e muito mais que isso as decisões devem ser tomadas pelo povo, ou seja, pela maioria, ou se preferir podemos dar o conceito clássico de democracia: PODER DO POVO.

             Na prática é bem diferente, ou você acha que quando vota a cada quatro anos está exercendo algum tipo de ‘poder’ verdadeiramente influente?   A questão é que vivemos em uma democracia representativa, e escolhemos representantes que tomam as decisões por todos e é nesse ponto que, acredito no rompimento da democracia.  

             Depois desse momento, em que se elege os representantes que fazem parte dos mesmos grupos políticos e que  raramente tem alguma preocupação em melhorar a vida das pessoas, acabou todo seu poder de decidir, opinar, questionar, ou seja acabou o poder do povo. E onde está a democracia agora?

           Se alguém tem dúvida quanto ao regime democrático no Brasil se questione:  Onde estava seu poder na hora de aprovar o salário mínimo? O que você e o resto do país achavam sobre o valor atual do salário influenciou na decisão de aumentar em apenas 5,9%/R$: 545,00? E para o aumento dos deputados, senadores e ministros de 61,8%/ R$: 27.000,00? Achou justo? Alguém perguntou sua opinião? O “ poder do povo”  influenciou  nessas decisões?


           Agora tire suas conclusões.

6 comentários:

  1. Oi!! que bom que voce criou um blog!! é muito boa essa ideia de escrever pra depois ver sua evolução...estarei sempre por aqui!bj

    ResponderExcluir
  2. estou de acordo com sua opinião , mais o povo brasileiro tambem não corre atras daquilo que lhe interesam ,

    http://www.blogescolhas.co.cc

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a sua opinião. Muitos dos nossos "representantes" na verdade não estão nem aí para nos. Só querem saber de dinheiro e acaba esquecendo que os colocou lá.


    http://janioquadrosnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo. Eu achei engraçado que você disse a mesma coisa que eu disse dois dias atrás com meu pai. Esse aumento do salário dos deputados foi um absurdo.

    ResponderExcluir
  5. Muitooo boom,
    eu escrevi sobre democracia tambem no meu blog, se quiser ir la ver..

    é mas esse é o jeito da nossa política,mas tambem somosculpados, nao gostamo de tais aumentos, mas nao fazemos nada para nao aumntar


    http://ummundoquaseparticular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Claro que não... a democracia aqui é para inglês ver... o povo vai fazer protesto e já rechaçada com tropas da polícia... sem falar na censura na TV... :)

    ResponderExcluir