terça-feira, 29 de março de 2011

YouTube e seu “time de estrelas”, ou não.


             Post passado estava falando sobre os “poderes da internet”. Essa semana vou falar sobre o poder que a internet adquiriu em produzir novos famosos. Quem não conhece ao menos uma história de alguém que conseguiu fama repentina através da net?


Nunca foi tão fácil alcançar o chamado “15 minutos de fama”. Para alguns os 15 minutos prolongam um pouco mais. Já para outros, dura absurdamente mais.

A principal fabrica é o site YOUTUBE. Seu sistema de compartilhamento de vídeos possibilitou que pessoas anônimas se tornassem grandes personalidades, conhecidas nacionalmente e até internacionalmente. Não quero discutir sobre como esse povo consegue chegar a tão elevado nível de popularidade, mas mostrar o que penso sobre assunto.  Vou ser bem direto, tomando, por exemplo, dois casos totalmente diferentes. Com relação a um sou completamente a favor e admiro, já o outro sou contra e contesto.

Felipe Neto



Para quem não conhece é um cara que começou a publicar vídeos fazendo críticas pesadas à, principalmente, modinhas adolescentes. Seu sucesso é enorme, são milhões de visualizações em seu canal no YOUTUBE. O que me preocupa é a influência que alguém tão jovem tem sobre milhares de pessoas. Para se ter uma idéia, no twitter, o Felipe Neto está quase alcançando o número se seguidores do Paulo Coelho, que é um dos maiores escritores do mundo. Tenho vontade de rir, só em comparar Felipe Neto ao Paulo Coelho.  Sei tem “brechas” no que eu to falando e eu bloquearia todas se fosse o caso, mas o que quero falar é que nesse país tem várias pessoas brilhantes ( filósofos, escritores, estudiosos, ou seja , gente que sabe, que estudou para saber) que poderiam se ouvidas pelo mesmo público do Felipe Neto.

Susan Boyle


Uma senhora que encantou o mundo cantando, e mostrando que as aparências enganam. Seus vídeos se tornaram febre quando o tudo aconteceu pelo fato de ninguém acreditar no talento da desajeitada senhora de 47 anos. Penso eu que esse tipo de revelação pela internet é bem válida, é interessante, é legal. Um caso em que a internet realmente descobre um talento, e mais que isso: um talento nato.  

          Queria falar mais, mas o post ficaria muito longo. Então por hoje é só.

28 comentários:

  1. Curti o blog
    Tudo que é sobre internet,videos,etc...eu amoo
    Estou seguindo
    Retribui ?!

    http://esmaltebrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. quem for inteligente e souber aproveitar a oportunidade pode ter muito mais do q 15min de fama na internet =)
    parabens pelo blog
    seguindo

    ResponderExcluir
  3. o foda é q os 15 min de fama ja tão ficando 30 min!!!

    belo e inteligente post!

    http://filosofossuicidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. "poderes" que a internet proporciona é bom mas de mais faz estraga, exp: Suzan Boyle.
    otimo blog assuntos intereçantes
    seguindo , segue ai o meu.

    ResponderExcluir
  5. nossa a internet nos da um acesso mais rapido ao mundo, ajudando assim quem kér "crescer" (:
    Parabéns pelo blog anjo

    ps:. adoroo Felipe Neto *o*
    :*

    http://chooseelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Hoje mais um anônimo vai se "consagrar" na Big Besteira Brasil 2011, o meu medo é que esses 15 minutos de fama se prologuem por mais tempo do que nós(que usamos o cérebro)imaginamos...

    http://ricardopmce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Preciso concordar com você que também me questiono as vezes sobre como pessoas podem alcançar tamanha popularidade na internet e se tornarem modinhas, assunto de rodas de conversa e tão seguidos em redes sociais, simplesmente por falarem besteiras.
    Acho que o Felipe Neto não é crítico de nada, fazer críticas a respeito de gostos musicais, fenômenos teens é ridículo. Até porque, todo mundo um dia foi fã de um fenômeno teen, a diferença é que de geração pra geração esses fenômenos mudam.
    Já a Susan, é espetacular realmente descobrir talentos assim, é algo que vale a pena ser divulgado, algo que nos faz quebrar os pré-conceitos e ver que pessoas que não estão dentro dos padrões de beleza ou padrões para ser artista pode sim ter seu talento escondido e cantar melhor do que muitos cantores que conheço.
    http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Isso é muito válido e interessante, há tanta gente boa no anonimato. Mais uma vez a globalização nos mostra o irrevelado.
    E a Susan Boyle ficou famosa pelo The Britain's Got Talent nao?

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post, achei interessante. A internet é um meio de comunicação incrível... já mudou a vida de milhares de pessoas, do anonimato à fama. E é interessante considerar o fato de que, qualquer um de nós, pode também um dia sair do anonimato. :)
    Gostei do blog, estou te seguindo!! :)
    http://refugiopcional.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Gabriel, Sim!
    Mas o YouTube teve influência enorme.
    Tipo, quando tinha reportagens sobre ela, logo falavam " Já são milhões de visualização no youtube..." O youtube fez o caso tomar proporções internacionais. ; )

    ResponderExcluir
  11. Tem coisas ae que logo vão ficar de uma tolerância saturada!

    ResponderExcluir
  12. SIm, mas tem também o caso de que tem muitas pessoas que tem o mesmo pensamento dele, mas não tem o mesmo poder de expressão feito ele teve, a brilhante idéia de fazer vídeos.

    http://boleiros-net.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Muita gente saí da telinha do computador para as telas de inúmeras pessoas que nem se quer sabiam da existência de tal celebridade através da internet!

    A Internet (Youtube) é uma ótima ferramenta de divulgação de trabalhos ou simplesmente para se tornar mais "popzinho"


    Não espere o primeiro sorteio da Promoção 1000HITS" é nessa quinta!
    Basta um comentário para participar! - http://junatchos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Comentando aqui de novo, pra avisar que recebi um selinho e indiquei seu blog.
    Espero que você goste, dá uma olhadinha lá.
    http://claudiaalvesinteriores.blogspot.com/2011/03/loft.html

    ResponderExcluir
  15. Ah, é assim.
    Você pega o selo que eu postei lá no meu blog e posta aqui no seu.
    E indica de 5 a 15 blogs pra receberem o selinho também. Aí, você avisa os blogueiros que receberam o selo.
    Prontinho, só isso.
    Que bom que gostou do selo!

    ResponderExcluir
  16. Belo post. A internet proporciona a oportunidade de fama e sucesso depende muito da oportunidade e como vc a agarra.

    Gostei do Blog.

    ResponderExcluir
  17. Veja, a internet tem se revelado bastante eficiente na propagação de quaisquer coisa ou opiniões. O youtube é um instrumento claro, que não nos deixa mentir.
    A questão da popularidade é bastante delicada ao meu ver. Paulo Coelho talvez não tenha tanta importância assim para algumas pessoas (e talvez, nunca terá). Acredito, assim como Platão quando tentou resolver o problema de Parmênides e Heráclito, que são mundos diferentes e devem ser respeitados.

    ResponderExcluir
  18. cara muito boa essa postagem, recentemente tem uma tal de rebeca black, que ja é a nova "justin bieber", acho que talento vem de dentro. não da internet.

    ResponderExcluir
  19. A internet é realmente um meio bom de fazer fama. se ela vai ser passageira ou não já depende de vários outros fatores, e de como o famoso aproveita a oportunidade. Todos os artistas, mesmo os de grande sucesso, buscam a internet para se firmarem nessa media que se torna cada vez mais dominante.

    Bom post.
    http://floresatomicasepoemas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Um dos poucos posters q comecei a ler e tive vontade de ler o final!
    Parabéns pelo blog!
    Muitoo boom!
    http://farofanordestina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Realmente, o youtube já fez muuitas pessoas famosas, mas não concordo com várias de suas opiniões, como o Felipe Neto.
    Ele fala o que pensa, eu acho ele bem inteligente, isso é democracia. Cada um com sua opinião
    Abraços,
    Depois dê uma olhada no meu blog: www.cotidianoduplex.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. conheço o felipe neto já ^^

    Legal o post

    http://geiciblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Ola Eu sou dono do blog os mercenarios
    que é um blog de indicação de afiliados que gera renda aos blogs.

    http://usmercenarios.blogspot.com/

    Estou propondo uma promoção
    visite o blog vera que tem varias dicas e com elas muitas vantagens
    a promoção é a seguinte: se vc se cadastrar ao menos na dica 1 tera o seu link divulgado na lista de recomendações do blog garanta-se na primeira pagina
    e você tera muitas vantagens que nossos promotores proporcianam aos afiliados

    Apos Efetuar o cadastro envie o link do seu site/blog para o email: diego_ass@terra.com.br a providenciaremos a publicação assim que seu site for aprovado pelos promotores.

    Se o seu blog tiver mais de 1.000 visualizações diárias terá direito a um banner de 120x60 divulgado contando que vc mantenha o banner do promoter no seu blog . neste caso indicamos a dica 4 pois vc ganhara R$ 00,20 por cliques, R$ 5,00 por cada novo afiliado promovido pelo seu blog e 10% por outras atividades. É só uma sugestão veja oque mais de adapta so seu blog. Sucesso a toda equipe de blogueiros.

    Atenciosamente: Diego

    ResponderExcluir
  24. Gostei do assunto abordado, mas acho que nao teria problema de voce aborda-lo mais.
    Gosto do Felipe Neto e acho que isso de ele ter mais seguidores do que o Paulo Coelho, não é relevante, a questão é Felipe Neto está na sua época de fama e o que divulga o youtube são nós que assistimos, lógico que a corrente vai ser sempre grande, as visualizações nem sempre é porque a pessoa tem um talento bom, por exemplo, Rebbeca Black com a música Friday, conseguiu ser uns dos vídeos mais acessados, mas também mais rejeitados do momento, por ela cantar mal.

    Paulo Coelho é escritor brasileiro mas não ta no auge, concordo que o mundo precisa de mais coisas culturais, mas essas questões todas é DIVULGAÇÃO.

    http://ummundoquaseparticular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Nessa semana rolará mais um sorteio, com "DOIS" sortudos! Passa lá no Ahzura's Blog - [ http://junatchos.blogspot.com ]

    ResponderExcluir
  26. CLARO CURTAS no Ahzura's Blog! [ http://junatchos.blogspot.com ]

    Nessa semana rolará mais um sorteio, com "DOIS" sortudos! Passa lá no Ahzura's Blog

    ResponderExcluir
  27. oi meu caro, passando , comentadndo, e passarei mais vezes... para compreender, melhor. post´s interessante.

    ResponderExcluir
  28. Adoro seu blog!
    O conteúdo é muito boom'
    :D

    ResponderExcluir