quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Privatização




Durante minha formação escolar tive influências que me levaram a simpatizar com a política esquerdista, que é contra a privatização de empresas estatais. Ainda sou a favor de muitas das ideologias liberais, mas está cada vez mais claro que o estado não tem condições de administrar , de forma eficiente, as empresas públicas. E são vários motivos que reforçam essa tese.

O aumento dos lucros e da geração de empregos, a melhora na qualidade do serviço prestado e crescimento na arrecadação de imposto da iniciativa privada para o próprio governo são alguns dos incontáveis benefícios da desestatização. Já pensou, nada de greves ou serviços de baixa qualidade de empresas sucateadas com os Correios?

Alguém pode até citar a Petrobrás, que é uma empresa símbolo do crescimento nacional, mas até a Petrobrás tem suas falhas. É por causa dela que a gasolina brasileira é uma das mais caras do mundo. Ou seja, prejuízo aos cidadãos comuns. Isso sem falar que boa parte dela já pertence a empresários.

Naturalmente existem algumas áreas que não seria interessante essas privatizações, como a saúde, educação e segurança. Só é necessária uma grande reforma, de modo que equiparem às empresas privadas no que se refere à qualidade.

E por último, não adianta dizer que produtos e serviços de empresas privadas são mais caros. Podem até ser, mas nada que uma boa concorrência não resolva. Temos que entender que quem manda é o consumidor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário