Hoje vou discordar de um inciso da constituição brasileira. Possivelmente deve ter vários absurdos em forma de lei e passíveis de crítica na nossa legislação, mas uma me chamou atenção.
No art 5º dos direito e garantias fundamentais, inciso XLVII diz o seguinte, não haverá penas:
Esse trecho fala sobre as penas que não são adotadas no Brasil. O que quer dizer que faça o que você fizer, você não poderá ser punido com nenhuma das penas acima. De cara já vejo que há injustiças ai. Na verdade sou realmente contra apenas uma das cinco. Vou comentar rapidamente cada uma delas.
Por convicções religiosas e filosóficas sou contra a pena de morte, é a única pena que sou contra. Primeiro por que eu não sei o que acontece depois da morte e não sei se é um bom negócio matar quem comete um assassinato, por exemplo. Pra mim fez aqui tem que pagar aqui. Tenho bem mais a falar sobre esse assunto, mas vou deixar pra outra hora.
Pulando para trabalho forçado, banimento e cruéis. Sabendo-se que um preso custa por volta de R$2,000 por mês não seria má idéia que eles trabalhassem para pagar a conta ainda que forçados, afinal quem não é forçado a trabalhar? Se as pessoas pudessem passariam o dia na praia, mas são “forçadas” a trabalhar ou passam fome.
Banir do país e extraditar para uma ilha deserta no meio do oceano atlântico todos os indivíduos nocivos a sociedade, pra mim também ta de boa. Desculpe se você é um dos, mas é o que você merece.
Acho que a crueldade na punição deveria ser semelhante à crueldade que o criminoso impôs a vítima, mesmo sabendo que penas cruéis, deste modo, seriam freqüentes.
Por ultimo, voltando à pena de caráter perpétuo. Quanto a essa sou totalmente a favor, principalmente para os crimes hediondos. Quando se fala em pena de caráter perpetuo quer dizer que não haverá pena com conseqüências até a morte do indivíduo, ou seja, vitalícia. Por isso não existe prisão perpétua no Brasil, pois esta, como o próprio nome diz, tem caráter perpétuo.
Acho que crimes que acarretam conseqüências perpétuas como a dor de uma mãe que perde o filho em um latrocínio, ou um cidadão que fica inválido durante uma tentativa de assalto, devem, também, trazer conseqüências perpétuas ao criminoso.
Infelizmente o que mais veremos no país, são coisas que devem ser feitas por justa causa, sendo má interpretadas e não exercidas, e outras que não tem noção alguma sendo exigidas.
ResponderExcluirà tempos, e poe tempo nisso, a constituição precisa ser revista. É sim um trabalho enorme mas precisa ser feito. Além de leis ultrapassadas sua extenção é enorme. O resultado são leis que desmentem umas à outras.
ResponderExcluirhttp://fernandaamylice.blogspot.com/
eu apoio a pena de morte!! e gostei dessa sua ideia a respeito do trabalho forçado! sucesso com seu blog
ResponderExcluirhttp://alem-da-pele.blogspot.com/
A constitução so não é revista, pois muitos sabem que há milhares de erros ali, e quem está no poder nao vai querer sair perdendo...
ResponderExcluirhttp://vmhbr.blogspot.com/
É de tantos erros na constituição que estamos assim, sempre no mesmo lugar ou caminhado pra pior. É de acertos da constituição e o descumprimento deles que as pessoas "deitam e rolam" aqui. Concordo com você sobre o trabalho forçado. isso me lembra uma injustiça muito grande, presos recebem mais do governo do que os estudantes, os doentes. Familia de um assassino recebe pensão, coisa que a mãe que viu seu filho morrer pela mão deste assassino não recebe nada, as vezes nem mesmo vê o assassino pagando pelo que fez.
ResponderExcluirhttp://claudiaalvesinteriores.blogspot.com/
A pena de morte, de a crueldade, a exclusão de seu pais de natalidade, com o olhar humano estes incisos estão Utópico. Ja vendo com um olhar "gente" isso é pouco, pois o sentimento de vingança vem a tona e torna-nos irracionais contudo a Moral de um povo pode ser mudada uma vez que é necessário. No mais isso nada mais é ser racional esta a favor dessas leis.
ResponderExcluirSou contra pena de morte e qualquer tipo de tortura. Apesar de que às vezes é difícil se conformar...
ResponderExcluirBanir do país: huahuahua. Boa ideia. Só acho que eles precisam ser reeducados e ter uma nova chance.
Ps: não creio nessa estória que um presco custa 3000 por mês. Os presídios são precários, superlotados... sinceramente acho que esse valor está superfaturado.
Parabéns pelo post bem elaborado, pelas ideias criativas e por trazer à tona um assunte deveras relevante.
abç amigo
Pobre Esponja
Muito interessante a sua idéia, eu apoio e sempre apoiei a pena de morte.
ResponderExcluiracho que seria algo muito interessante nos dias de hoje!
Parabéns!
Legal, uma critica interessante!
ResponderExcluirGostei! Vou te seguir...
ResponderExcluirAo contrário de você, sou a favor da pena de morte, porém teria outros métodos para "punir" os assassinos, acho a morte muito "sem graça" para certos casos, tem gente cruel demais para apenas morrer de forma rápida, mas respeito sua opinião^^
Muito bom, gostei e concordei, principalmente com a pena de morte. Acho que ninguém tem direito de tirar a vida de ninguém. Parabéns, bela crítica.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBem rápido seu comentário, pouco analítico, porém, bastante social. Não é apenas um inciso do art. 5° que está de encontro com a realidade brasileira. Se você ler toda a constituição, vai perceber que é como se conectar ao mundo de Matrix, rs. Quanto as penas, é necessário mais do que esse meu comentário pra que possa abordar o assunto com ênfase. Mas, parabéns pelo blog!
ResponderExcluircritico-estado.blogspot.com
Muito bom o assunto do teu blog
ResponderExcluirParabéns!!!
http://aufanaticos.blogspot.com/
Também sou contra a pena de morte, e sinceramente esse é um tema polêmico...
ResponderExcluirQuanto a todos os outros concordo que não deveria haver quaisquer tipos de "amenizações"... Outra coisa que sou contra é o regime semi aberto, o cara apronta, apronta depois recorre à justiça e fica de boa curtindo a vida!
Nossa, muito boas as suas opiniões. O blog é muito bem estruturado, gostei muito!
ResponderExcluirSe quiser me seguir, avisa que eu te sigo de volta.
Parabéns pelo blog.
http://futebol-emfoco.blogspot.com/
Eric Zonta
Impressionante como a constituição ainda é tão favorável a quem deveria ser punido de maneira mais rigorosa. Cadeia não deixa as pessoas melhores, afinal de conta os presos ficam lá dentro sem fazer NADA, quando saem de lá não é nenhuma surpresa que fiquem piores do que já eram. É lamentável....
ResponderExcluirParabéns pelo blog, e pelo post! Muito esclarecedor :)
http://cadadiacomum.blogspot.com
Muitas coisas em nossa constituição estão erradas!!!
ResponderExcluirSó não sei se existiriam ilhas suficientes para tanta gente ruim que existe nesse mundo, hahaha, mas concordo contigo, escreve bem.
ResponderExcluirsiga-me
http://deliciasdabota.blogspot.com/
concordo cara
ResponderExcluirinfelizmete é assim
Salve Mizael. Mas que louvavel esse seu texto. Determinação por palavras, muito bom. Concordo plenamente com voce. O fato de uma pessoa cometer um crime de alta consequencia e nao ser condenado (a) a perpetua... é foda! Desculpe a expressão. Porem, Brasil nao questão de JUSTIÇA tem muito que evoluir.
ResponderExcluirSeguindo
eu sempre discordo.
ResponderExcluirMuito bom o texto e sem falar que é um assunto polêmico.
ResponderExcluirParabéns!
www.sarau2eteres.blogspot.com www.comdestaque.blogspot.com
A lei brasileiro precisa ser reformulada.
ResponderExcluirPelo texto
beijos
É bem complexo, eu acho que pena de morte seria viável e ainda diminuiria super população das cadeias e pagariamos por menos presos.
ResponderExcluirPassa lá tbm... ;)
http://estigmaangel.blogspot.com/
Bom, concordo.
ResponderExcluirMas você pode ser tido como reacionário, como eu sou...
adoorei o seu post, vc escreve muito bem, parabéns
ResponderExcluirMuito bom o seu texto e sua opinião sobre pena de morte.
ResponderExcluirMe lembro que no ano passado, durante uma aula de filosofia, esse assunto foi muito discutido.
E o professor disse ser contra também, pois a morte é instantânea. Quem fez alguma coisa, tem que sofrer. É claro que ele não disse com essas palavras, mas pra bom entendedor, meia palavra basta, né ?
Discordar das leis brasileiras é rotineiro mizael.
ResponderExcluirAs leis não são feitas pros bandidos, são feitas pras vítimas. E, quando os bandidos são pegos, dá um tempinho são soltos de novo. Isso tem a ver com o trabalho de policiamento também ;/
Parabéns pelo blog, abraços amigo
http://futebol-emfoco.blogspot.com/
Talvez se tivessemos penas mais rigorosas a violência sria menor, mas será que todos seriam punidos ou somente uma determinada classe?
ResponderExcluirEu sou a favor da pena de morte. Mas de resto, concordo com você :)
ResponderExcluirPassa lá?
http://jooymartins.blogspot.com/
Beijoos ;*
eu sou adepta da velha justiça "olho por olho, dente por dente", eu acho que a única justiça válida é essa, naquela que você sente o mesmo que fez a outra sentir.
ResponderExcluirmas achei super interessante o ki vc escreveu ki foi por sinal uma crítica mto bem observadora
\tô aki retribuindo comentário, meu mto obrigada; e todos os meus textos do meu blog são histórias reais, são as minhas próprias histórias, é o meu diário. que bom que você gostou!
http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com
visita o meu blog? me dá esse prazer vai ;)
Obrigada pela visita no meu blog.
ResponderExcluirJá estou te seguindo, me segue tbm? :D
http://estermbarbosa.blogspot.com
Sempre que der, vou dar uma passada aqui! *-*
Beijoos ;*
Acredito que em alguns casos a pena de morte é valida.
ResponderExcluir