quarta-feira, 2 de março de 2011

Discordando da lei...



                                        

         Hoje vou discordar de um inciso da constituição brasileira. Possivelmente deve ter vários absurdos em forma de lei e passíveis de crítica na nossa legislação, mas uma me chamou atenção. 
               
        No art 5º dos direito e garantias fundamentais, inciso XLVII diz o seguinte, não haverá penas:

a-    de morte, salvo em caso de guerra declarada;
b-    de caráter perpétuo;
c-    de trabalhos forçados; 
d-    de banimento;
e-    cruéis;

         Esse trecho fala sobre as penas que não são adotadas no Brasil. O que quer dizer que faça o que você fizer, você não poderá ser punido com nenhuma das penas acima.  De cara já vejo que há injustiças ai. Na verdade sou realmente contra apenas uma das cinco. Vou comentar rapidamente cada uma delas.

    Por convicções religiosas e filosóficas sou contra a pena de morte, é a única pena que sou contra. Primeiro por que eu não sei o que acontece depois da morte e não sei se é um bom negócio matar quem comete um assassinato, por exemplo. Pra mim fez aqui tem que pagar aqui. Tenho bem mais a falar sobre esse assunto, mas vou deixar pra outra hora.

      Pulando para trabalho forçado, banimento e cruéis. Sabendo-se que um preso custa por volta de R$2,000 por mês não seria má idéia que eles trabalhassem para pagar a conta ainda que forçados, afinal quem não é forçado a trabalhar? Se as pessoas pudessem passariam o dia na praia, mas são “forçadas” a trabalhar ou passam fome.

    Banir do país e extraditar para uma ilha deserta no meio do oceano atlântico todos os indivíduos nocivos a sociedade, pra mim também ta de boa. Desculpe se você é um dos, mas é o que você merece.

   Acho que a crueldade na punição deveria ser semelhante à crueldade que o criminoso impôs a vítima, mesmo sabendo que penas cruéis, deste modo, seriam freqüentes.

     Por ultimo, voltando à pena de caráter perpétuo. Quanto a essa sou totalmente a favor, principalmente para os crimes hediondos. Quando se fala em pena de caráter perpetuo quer dizer que não haverá pena com conseqüências até a morte do indivíduo, ou seja, vitalícia. Por isso não existe prisão perpétua no Brasil, pois esta, como o próprio nome diz, tem caráter perpétuo.

      Acho que crimes que acarretam conseqüências perpétuas como a dor de uma mãe que perde o filho em um latrocínio, ou um cidadão que fica inválido durante uma tentativa de assalto, devem, também, trazer conseqüências perpétuas ao criminoso.




34 comentários:

  1. Infelizmente o que mais veremos no país, são coisas que devem ser feitas por justa causa, sendo má interpretadas e não exercidas, e outras que não tem noção alguma sendo exigidas.

    ResponderExcluir
  2. à tempos, e poe tempo nisso, a constituição precisa ser revista. É sim um trabalho enorme mas precisa ser feito. Além de leis ultrapassadas sua extenção é enorme. O resultado são leis que desmentem umas à outras.


    http://fernandaamylice.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. eu apoio a pena de morte!! e gostei dessa sua ideia a respeito do trabalho forçado! sucesso com seu blog

    http://alem-da-pele.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A constitução so não é revista, pois muitos sabem que há milhares de erros ali, e quem está no poder nao vai querer sair perdendo...


    http://vmhbr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É de tantos erros na constituição que estamos assim, sempre no mesmo lugar ou caminhado pra pior. É de acertos da constituição e o descumprimento deles que as pessoas "deitam e rolam" aqui. Concordo com você sobre o trabalho forçado. isso me lembra uma injustiça muito grande, presos recebem mais do governo do que os estudantes, os doentes. Familia de um assassino recebe pensão, coisa que a mãe que viu seu filho morrer pela mão deste assassino não recebe nada, as vezes nem mesmo vê o assassino pagando pelo que fez.
    http://claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. A pena de morte, de a crueldade, a exclusão de seu pais de natalidade, com o olhar humano estes incisos estão Utópico. Ja vendo com um olhar "gente" isso é pouco, pois o sentimento de vingança vem a tona e torna-nos irracionais contudo a Moral de um povo pode ser mudada uma vez que é necessário. No mais isso nada mais é ser racional esta a favor dessas leis.

    ResponderExcluir
  7. Sou contra pena de morte e qualquer tipo de tortura. Apesar de que às vezes é difícil se conformar...
    Banir do país: huahuahua. Boa ideia. Só acho que eles precisam ser reeducados e ter uma nova chance.
    Ps: não creio nessa estória que um presco custa 3000 por mês. Os presídios são precários, superlotados... sinceramente acho que esse valor está superfaturado.
    Parabéns pelo post bem elaborado, pelas ideias criativas e por trazer à tona um assunte deveras relevante.

    abç amigo
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a sua idéia, eu apoio e sempre apoiei a pena de morte.
    acho que seria algo muito interessante nos dias de hoje!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Gostei! Vou te seguir...
    Ao contrário de você, sou a favor da pena de morte, porém teria outros métodos para "punir" os assassinos, acho a morte muito "sem graça" para certos casos, tem gente cruel demais para apenas morrer de forma rápida, mas respeito sua opinião^^

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, gostei e concordei, principalmente com a pena de morte. Acho que ninguém tem direito de tirar a vida de ninguém. Parabéns, bela crítica.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Bem rápido seu comentário, pouco analítico, porém, bastante social. Não é apenas um inciso do art. 5° que está de encontro com a realidade brasileira. Se você ler toda a constituição, vai perceber que é como se conectar ao mundo de Matrix, rs. Quanto as penas, é necessário mais do que esse meu comentário pra que possa abordar o assunto com ênfase. Mas, parabéns pelo blog!
    critico-estado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o assunto do teu blog
    Parabéns!!!
    http://aufanaticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Também sou contra a pena de morte, e sinceramente esse é um tema polêmico...
    Quanto a todos os outros concordo que não deveria haver quaisquer tipos de "amenizações"... Outra coisa que sou contra é o regime semi aberto, o cara apronta, apronta depois recorre à justiça e fica de boa curtindo a vida!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, muito boas as suas opiniões. O blog é muito bem estruturado, gostei muito!
    Se quiser me seguir, avisa que eu te sigo de volta.
    Parabéns pelo blog.

    http://futebol-emfoco.blogspot.com/

    Eric Zonta

    ResponderExcluir
  16. Impressionante como a constituição ainda é tão favorável a quem deveria ser punido de maneira mais rigorosa. Cadeia não deixa as pessoas melhores, afinal de conta os presos ficam lá dentro sem fazer NADA, quando saem de lá não é nenhuma surpresa que fiquem piores do que já eram. É lamentável....

    Parabéns pelo blog, e pelo post! Muito esclarecedor :)

    http://cadadiacomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Muitas coisas em nossa constituição estão erradas!!!

    ResponderExcluir
  18. Só não sei se existiriam ilhas suficientes para tanta gente ruim que existe nesse mundo, hahaha, mas concordo contigo, escreve bem.

    siga-me
    http://deliciasdabota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. concordo cara
    infelizmete é assim

    ResponderExcluir
  20. Salve Mizael. Mas que louvavel esse seu texto. Determinação por palavras, muito bom. Concordo plenamente com voce. O fato de uma pessoa cometer um crime de alta consequencia e nao ser condenado (a) a perpetua... é foda! Desculpe a expressão. Porem, Brasil nao questão de JUSTIÇA tem muito que evoluir.

    Seguindo

    ResponderExcluir
  21. Muito bom o texto e sem falar que é um assunto polêmico.

    Parabéns!

    www.sarau2eteres.blogspot.com www.comdestaque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. A lei brasileiro precisa ser reformulada.
    Pelo texto

    beijos

    ResponderExcluir
  23. É bem complexo, eu acho que pena de morte seria viável e ainda diminuiria super população das cadeias e pagariamos por menos presos.
    Passa lá tbm... ;)
    http://estigmaangel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Bom, concordo.


    Mas você pode ser tido como reacionário, como eu sou...

    ResponderExcluir
  25. adoorei o seu post, vc escreve muito bem, parabéns

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o seu texto e sua opinião sobre pena de morte.
    Me lembro que no ano passado, durante uma aula de filosofia, esse assunto foi muito discutido.
    E o professor disse ser contra também, pois a morte é instantânea. Quem fez alguma coisa, tem que sofrer. É claro que ele não disse com essas palavras, mas pra bom entendedor, meia palavra basta, né ?

    ResponderExcluir
  27. Discordar das leis brasileiras é rotineiro mizael.
    As leis não são feitas pros bandidos, são feitas pras vítimas. E, quando os bandidos são pegos, dá um tempinho são soltos de novo. Isso tem a ver com o trabalho de policiamento também ;/
    Parabéns pelo blog, abraços amigo

    http://futebol-emfoco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Talvez se tivessemos penas mais rigorosas a violência sria menor, mas será que todos seriam punidos ou somente uma determinada classe?

    ResponderExcluir
  29. Eu sou a favor da pena de morte. Mas de resto, concordo com você :)
    Passa lá?
    http://jooymartins.blogspot.com/
    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  30. eu sou adepta da velha justiça "olho por olho, dente por dente", eu acho que a única justiça válida é essa, naquela que você sente o mesmo que fez a outra sentir.
    mas achei super interessante o ki vc escreveu ki foi por sinal uma crítica mto bem observadora



    \tô aki retribuindo comentário, meu mto obrigada; e todos os meus textos do meu blog são histórias reais, são as minhas próprias histórias, é o meu diário. que bom que você gostou!



    http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com
    visita o meu blog? me dá esse prazer vai ;)

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pela visita no meu blog.
    Já estou te seguindo, me segue tbm? :D
    http://estermbarbosa.blogspot.com
    Sempre que der, vou dar uma passada aqui! *-*
    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  32. Acredito que em alguns casos a pena de morte é valida.

    ResponderExcluir