quarta-feira, 9 de março de 2011

Não acho o Carnaval tão vilão como dizem.




Nunca vi tanta crítica ao carnaval como nesse ano de 2011. Em vídeos do youtube, blogs, jornais e até na Televisão foi bem comum alguém criticar o carnaval por vários motivos.

Vamos lá aos argumentos dos críticos:

1-  São gastos milhões de reais durante o carnaval, enquanto há milhares de pessoas passando fome.

2-  Não é certo gastar o dinheiro público no carnaval enquanto temos altos índices de desigualdade social.

3- O carnaval gera vários problemas à saúde publica nos estados como aumentos de DSTs ,acidentes e mortes no trânsito,grande número de gravidez indesejada etc.

4- Etc.. Etc..
                O.K.  

Então vamos aplicar isso a todas outras comemorações, não é?! Natal, Réveillon, Semana Santa e todas as outras ao decorrer do ano também não devem acontecer, é isso?  Por que até onde sei, em todas essas também ocorrem os mesmos problemas do carnaval.

Esse pessoal que defende a teoria de que comemorar as datas comemorativas é errado, pois o dinheiro poderia está sendo gasto com outras prioridades, estão equivocados. Se formos comemorar algo apenas quando não houver mais fome ou quando o Brasil não tiver desigualdade social então vamos ter que esperar sentados, mas bem sentados mesmo, por que vai demorar um pouco. Só um pouco...

O ser humano precisa de diversão, festejar, viajar, descansar, sentir-se feliz. O carnaval propicia isso a milhões e milhões de pessoas e não se pode negar isso. Não se podem culpar todos pelos erros de poucos, ainda que esses “poucos”, às vezes, “sejam muitos” (se é que alguém vai entender isso, espero que entenda!).

Por fim, acho o carnaval necessário ao povo de modo geral. Acho que seria injustiça que essa grande folia fosse interrompida ou manchada por irresponsáveis que na verdade já são irresponsáveis mesmo, e não por causa do carnaval em si, exemplo: motoristas que dirigem bêbados e pessoas que fazem sexo sem proteção, ambos os casos acontecem independentemente da comemoração ou da época do ano ou de qualquer outro fator.




27 comentários:

  1. Concordo com vc. Acontece q o ser humano nunca ta satifeito com nada.

    http://geiciblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. De fato, eu admito ser uma das pessoas que vive reclamando HAHAHAHA
    Mas não gosto muito sabe ?
    Embora seja UMA PRODUÇÃO e tanto, acho meio ... insignificante. Assim como tantas outras datas.

    Parabéns pelo texto e pelo tema.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas sempre falam do carnaval
    mais por uma parte é muito bom pois nos divertimos.

    Te seguindo me segui tbm
    http://andrewaguero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Interessante seus argumentos...
    E tipo, eu não gosto do carnaval. Não pelos problemas que ele traz, mas, por não ser minha praia. Não sou dessas pessoas que bebe o dia todo, que gosta de dançar ou coisa parecida. Por isso fico no meu canto e tals. Porém, certas coisas incomodam, tipo o funk, haha... Mas, fazer o que né?! haha
    Adorei a postagem ^^
    seguindo

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito fã de carnaval... Mas, nem por isto acho que ele é a pior coisa do mundo - como muitos falam. Achei bem relevante o seu texto!!

    parabéns!

    ;D

    ResponderExcluir
  6. Eita, vamos lá.
    Não discordo do evento festivo e cultural que é o "carnaval", ou de qualquer outro feriado seja ele religioso ou não. Mas infelizmente as consequências dos mesmos torna um simple feriado de carnaval um dos mais violentos dos ultimos anos.
    Qualquer feriado vem em prol do trabalhador uma vez que a Lei nos garante "o direito" a esses feriados sem descontos salariais.Mas o grande e desastroso fato é a inrresponsabilidade de "cidadãos" onde a felicidade e a alegria destes é a bebida sem medida, a pornografia-o sexo-desrregrado, brigas, homicidios, aumento considerado de assaltos...
    Não nego ao carnaval e nem a qualquer outro feriado.
    No mas, cabe manter a razão e não fugir dela nesses períodos onde a chanse de diversão ou o descanso nos é dado. Saber fazer o discernimento de que é bom ou não é a chave da diversão, festejar.Faça uso da Razão.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho ele tão vilão assim... além do fato de ter tanto dinheiro gasto, tem o incentivo à prostituição e o apelo sexual que chega a ser vergonhoso... só no Brasil mesmo!
    Mais lamentável ainda é ouvir o prefeito do Rio dizer que vai gastar o quanto for necessário para que a tradição não se acabe este ano. Alguém aí ouviu ele dizer isso quando centenas de pessoas perderam suas casas e suas famílias nas enchentes?
    E a propósito, fiqei muito feliz com incêndio na cidade do samba.

    "O povo se diverte, deita e rola,
    Jogam sua carne fora no vale das feras
    O maldito Carnaval, festa bestial, na qual
    Foliões se embebedam e entorpecem
    Uma ébria multidão [...]
    Mas a quarta-feira logo vai chegar
    de cinzas, e cinzas é o que vai sobrar." Luo

    ResponderExcluir
  8. Concordo que temos que nos divertir, viver nossa cultura. Mas a maioria das pessoas não sabem se divertir, acham que ficar bebados, sair beijando deus e mundo, dançar músicas fulas, brigar, é super se divertir. Não sou contra diversão, sou contra esse carnaval que se tem no Brasil. Se o carnaval é nossa cultura, quer dizer que toda essa putaria e gente pelada é nossa cultura, eu não me orgulho não heim colega.

    ResponderExcluir
  9. Raví, penso eu que vc está errada!
    incentivo à prostituição?
    Onde, quando? Não me incentivaram ainda! : /
    O problema é que as pessoas tem raiva dos bêbados e irresponsáveis. Eu também tenho!
    Mas se vc observar bem, vai ver que eu defendo o carnaval como uma fonte de diversão para milhões de brasileiros, trabalhadores e cidadãos.
    Agora tem gente que por algum motivo não gosta e fica generalizando. Você é uma dessas pessoas.

    Neila, vc tb generaliza o negócio.
    O Brasil também é o maior país católico do mundo, de certa forma faz parte da nossa cultura religiosa, mas não vou dizer que não me orgulho disso só por causa de alguns padres pedófilos, que todos sabem que existe.
    Dizer que não gosto de carnaval por causa dos tardados(que tem em toda festinha de fim de semana)ou por causa de algumas músicas idiotas que aparecem é condenar o resto, o que sobra, o que se aproveita!

    ResponderExcluir
  10. Bem, concordo com você em alguns aspectos.
    Eu acho o feriado do carnaval ótimo, porém o que os foliões fazem no carnaval eu não concordo. Acho que as pessoas acabam fazendo tudo aquilo que queriam fazer em outras datas mais nao tem coragem e usam o feriado como desculpa: "Ah! é carnaval".
    Acho que diversão todos devemos ter mas sabendo respeitar os outros.

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu não gosto de carnaval pq é gasto muito dinheiro em superproduções para se desfilar. E há sim uma desigualdade social gritante aqui no Brasil que as pessoas fingem não ver. Quanto às questões de saúde publica e acidentes de trânsito eu concordo com você. Mas vc concordo que tanto dinheiro gasto em fantasias, alegorias, carros alegóricos são inuteis uma vez que, tudo isso é usado apenas um dia e depois disso o que mais vemos nas ruas, em são paulo pelo menos, são restos de tudo isso? Sem contar que o carnaval ajuda a denigrir a imagem das brasileiras lá fora. Eu por exemolo, já fui vítima de preconceito fora do Brasil simplesmemte por ser brasleira. Divertir -se é bom sim, mas o carnaval tem seus defeitos.
    http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Antes que tudo venho agradecer a sua visita ao meu blog e estou seguindo também.

    Vejo que você tem razão em dizer que a população precisa de diversão e isso é lógico já que todos necessitam de distração, mas acontece que o povo não toma atitudes por isso, vão perder de irem à festa para lutar pelo que acreditam? acredito que não. Outra coisa, estamos no país do carnaval e ninguém tá nem ai se o mundo ta acabando, o que importa mais umavez é essa palavra: "DIVERSÃO".

    parabéns pelo blog

    www.comdestaque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Em certo ponto eu concordo que o carnaval não seja tão bom quanto parece. Aconteceu aquela catastrofe no Rio e chega no Carnaval , em vez de ajudar, eles gastam todo o dinheiro com fantasias e tals. Mas sobre as doenças e as consequências das pessoas eu até concordo com você. Não são todos que tem que pagar pelos atos dos outros. E se pegou doença, engravidou, ficou bêbado demais e bateu o carro, isso é problema seu. Não é porque você fez besteira que devemos pagar por isso. :)

    Passa lá?
    http://jooymartins.blogspot.com/
    Beijooos

    ResponderExcluir
  14. cara a festa mais conhessida no MUNDO obivio que meresse todos esses gastos
    olha oq gera de dinheiro !

    ResponderExcluir
  15. carnaval=porcaria
    http://diariodealunos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. mas pq assumir a reponsabilidade se podemos botar a culpa no outro?
    a eterna canlhice humana

    bom blog!!!
    http://filosofossuicidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Verdade, querido.
    Ja passamos o ano todo vivendo às duras penas, imaginem se não tivéssemos esses momentos de descontração. (vale salientar que a festa também gera renda). Quem duvidar converse com um economista...
    Quem achar ruim vá trabalhar enquanto nós brincamos os descansamos.
    Aff. Também reclama de tudo.

    ResponderExcluir
  18. carnaval nunca será vilão de nada, o vilão é ser humano, políticos que pouco fazem para colocar as coisas nos trilhos. bom texto, bem relevante

    ResponderExcluir
  19. O povo vive a reclamar que o direito contempla tão somente quem possui poder; contudo, o povo, ou seja, nós, não chegamos num ponto de convergência para fazer com que os NOSSOS direitos nos contemplem de um modo que as bases da sociedade comecem a se modificar. Sua descrença quanto a possibilidade de amenizar as desigualdades sociais, de fato, é um tipo de pensamento deveras difundido na nossa sociedade; todavia, é um sofisma perigoso, pestilento, desarticulador da força ativa do seio da sociedade. Acreditar nisso é pular carnaval e, logo após, voltar para a mesma vidinha, com direito a todos os diminutivos, além do mesmo cantinho apertado e miserável que cabe para cada brasileiro que não pertence à elite. Nosso carnaval poderia ser melhor, mais organizado e menos desastroso. Nossa sociedade poderia ser mais justa, solidária, tal como dita a Carta Magna.

    ResponderExcluir
  20. Fico feliz que tenha refletido quanto às minhas idéias. Também estou te seguindo, um abraço.

    M.

    ResponderExcluir
  21. o carnaval é muito bom, mas acho um absurdo o modo que é conduzido.

    ResponderExcluir
  22. O dinheiro que é creditado as escolas de samba é distribuido durante um ano inteiro eu acredito, por isso não é tão problemática quanto se pensa. Mas o que eu não gosto mesmo no carnaval é a sua comencialização, quer dizer, já reperou que a Beija-Flor só ganha o carnaval por causa da Globo?

    ResponderExcluir
  23. Carnaval é muito bom

    Da uma passadinha la
    http://andrewaguero.blogspot.com/2011/03/meu-melhor-amigo.html

    ResponderExcluir
  24. Carnaval é bom,mas tbm acho um absurdo a quantidade de dinheiro..outra coisa é sobre a copa do mundo, sou contra

    Estou ajudando uma amiga na divulgação do blog, se puder comentar e ajudar...Abraço
    http://gihcamp.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. *-*
    Caso você realmente estiver interessado em ver um filme dele, recomendo Casablanca. É um espetáculo!
    Apesar de que o foco é no Bogart e na Ingrid, por isso ele não é tão reconhecido, mas eu , como já assisti MILHÕES de vezes HAUHAUHAUHA recomendo!

    ResponderExcluir
  26. Nunca fui fã de carnaval, mas também não tenho nada contrar.
    Bom, gostei do texto. Você escreve bem.
    Parabéns pelo blog. :)

    ResponderExcluir
  27. ahh..carnaval é baoo Sebastiaao! haha

    ResponderExcluir